quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Comunicação de notícias difíceis

 


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De todas as tecnologias que todos os anos avançam de maneira desenfreada, a comunicação é a única que dentro do ambiente hospitalar continua sendo de forma básica, pois quando vai se comunicar com pacientes e familiares, é preciso ser frente a frente, ainda mais quando é necessário se transmitir uma informação que não seja positiva em termos de melhora de um paciente. Neste momento características como empatia, compreensão, paciência, controle das emoções, entre outros, fazem toda diferença no momento de se realizar uma comunicação de notícia difícil.

Geralmente a morte é a notícia mais temida, a pior possível, mesmo quando representa não presenciarmos alguém em sofrimento ou em processo paliativo e cada vez mais triste. Mas podemos dizer que muitas vezes a morte traz um alívio, pois sossega este sofrimento. Comparativamente, se estamos saudáveis e somos pegos de surpresa com a notícia de uma doença grave e incurável, isso é uma má notícia, e o impacto é mesmo de inseguranças e incertezas.

Para uma boa qualidade na assistência hospitalar, é necessário a base desta assistência que está na comunicação. Segundo Kitajima e Cosmo (2008), a comunicação é um ato de transmitir, receber e emitir mensagens que tem como objetivo as relações sociais, compreensão de mundo e a transformação de si mesmo. Com as dificuldades e possíveis incertezas que vão ser vivenciadas em uma internação, além da possibilidade de morrer, trazem ao paciente um alto nível de ansiedade.

É neste momento que a comunicação se transforma em um instrumento importante, para reduzir as dificuldades que são enfrentadas neste momento, o que proporciona uma desmistificação para a família poder assim se organizar (Kitajima e Cosmo, 2008).

Kitajima e Cosmo (2008) destacam que a comunicação abrange um comportamento complexo como o postural, tonal e verbal. Salientam que se deve estar atento não somente ao conteúdo que está sendo transmitido, mas prestar muita atenção na tríade paciente, família e equipe, fortalecendo a interação entre todos os envolvidos. Nisso, lembramos que dentro do contexto hospitalar o silêncio é uma forma de comunicação, apesar de ele ser uma comunicação não verbal podemos dizer que em certos momentos ele se torna ensurdecedor. Kitajima e Cosmo (2008) nos trazem que a impossibilidade de não nos comunicar é possível, mas além disso, apontam que há duas condições da comunicação, o sentimento e o conteúdo, definindo assim os tipos de comunicação verbal e a não-verbal.

Sabemos que cada indivíduo age e interpreta à sua maneira, e dentro da comunicação o processo requer uma técnica adequada para cada situação, o que exige do profissional um processo de constante qualificação dentro das comunicações de notícias difíceis. Mesmo não existindo uma técnica para cada momento de comunicação de má notícia, o processo vai variar de acordo com o contexto cultural de cada pessoa, social, educacional, a idade, o sexo, sua crença, seu contexto familiar e principalmente a doença que o mesmo está acometido. Por fim, para se obter um momento proveitoso na aplicabilidade o profissional deve desenvolver flexibilidade para aplicar a técnica adequada em cada abordagem.



A comunicação de má notícia é, sem dúvida, o processo mais difícil que o profissional da área de saúde enfrenta dentro do contexto hospitalar, pois este processo gera uma alta ansiedade para quem vai transmitir a notícia, e nunca se sabe como será a receptividade de resposta frente a comunicação por parte do paciente e de seus familiares. Um fato relevante é que a notícia sempre vem acompanhada de dor e sofrimento, onde alguém precisa realizar esta comunicação, e que o paciente ou familiar terá conhecimento acerca da doença, diagnóstico ou até mesmo uma piora de quadro, o emitente precisa ter uma postura adequada usando seus conhecimentos, experiência na área clínica e uma forte capacidade de empatia, para saber transmitir a notícia de forma a diminuir o inevitável sofrimento de quem a recebe.

Uma boa relação entre a equipe de saúde e os usuários/familiares é importante para se estabelecer uma boa comunicação, desde a chegada do paciente no hospital é necessário que se realize um bom vínculo para se diminuir as possibilidades de desconfortos que possam ser gerados pelo difícil contexto hospitalar. Lembramos que o paciente não está internado porque quer, ele está no hospital contra sua vontade, apenas por necessidade desta internação. Portanto, é através da comunicação que vai ocorrer uma partilha de ideias, necessidades diárias e sentimentos dos mais variados possíveis, sem contar a diversidade de crenças, histórias de vida, culturas, valores de cada indivíduo.

Um dos objetivos básicos da comunicação é de que o paciente compreenda o que está sendo transmitido, mas algumas vezes ele pode ter dificuldades de entendimento, seja por uma questão de cognição, nível de instrução ou até mesmo pela idade avançada, fatores que podem dificultar o entendimento entre os envolvidos. Importante lembrar que somente o chefe da equipe pode realizar a comunicação de má notícia, o que não quer dizer que toda equipe não necessite ter conhecimento acerca deste processo, visto que quase sempre o médico/chefe de equipe vai acompanhado de outros integrantes para realizar a comunicação, e estes precisam estar preparados e ter o entendimento do todo para proporcionar apoio técnico ao médico, caso ele necessite.

Uma adequada comunicação de má notícia depende do atendimento de alguns requisitos: estabelecer uma relação adequada entre médico, equipe e paciente, enxergar o paciente como pessoa, ter um setting adequado para a comunicação, não se preocupar com o tempo do processo, ter uma expressão neutra comunicando a notícia de forma clara e direta, reconhecer o quanto e o que este paciente quer saber do seu quadro clínico, encorajar e deixar o paciente ter suas reações ao seu tempo, uma atenção adequada com a família, conversar sobre o planejamento e o futuro deste paciente, pois muitos podem vir a experimentar sentimentos de incerteza e isolamento e não menos importante, trabalhar os próprios sentimentos, pois estamos expostos ao processo e, podemos ter reações de sofrimento também. Todos os envolvidos estão sujeitos ao risco de passar pelo sofrimento e isolamento social, o paciente pela própria situação acerca da qual toma ciência e os profissionais pela incapacidade de lidar com o contexto.  

De maneira a realizar um melhor cuidado, destacamos a importância do diálogo em si, pois a comunicação aproxima as pessoas, mesmo em um momento tão difícil. Salientamos o desenvolvimento da habilidade de saber se comunicar, pois o profissional de saúde desenvolve um papel de extrema importância dentro deste processo. A manutenção da capacidade de comunicação se mostra como um instrumento terapêutico primordial, que proporciona ao paciente uma autonomia no momento mais importante de sua vida.

Marcelo Franco

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Kitajima, K., & Cosmo, M. (2008). Comunicação entre paciente, família e equipe no CTI. In Knobel, E., Andreoli, P., & Erlichman, M. (Orgs.), Psicologia e humanização: assistência aos pacientes graves (101-112). São Paulo: Atheneu.


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